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Publicação semestral do Curso de Comunicação das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) ISSN 2179-8753
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Resumo / Abstract

Publicidade e propaganda subliminar: a legislação e a ética

Resumo

A propaganda subliminar é um tema com muita controvérsia, presente nas mídias sem que o consumidor possa ao menos perceber e escolher se aceita ou não tal prática. É necessária, portanto, uma conscientização da existência da propaganda subliminar e dos efeitos nocivos do seu uso, os quais muitas vezes desrespeitam a ética, as leis, os profissionais e os consumidores. Neste sentido, é o que propõe o presente artigo: reunir e discutir conceitos sobre propaganda subliminar e sua relação com a ética e a legislação brasileira, os quais permitirão uma reflexão mais crítica e pontual sobre esta temática, para melhor desempenho e embasamento científico na vida profissional do publicitário. Aplicou-se uma pesquisa bibliográfica, com consulta em materiais científicos como livros, revistas, periódicos, artigos, sites, o que permitiu conhecer e refletir sobre o objeto pesquisado e, após, construir esta produção. Conclui-se que o uso proposital da subliminaridade é condenável, por isso é importante divulgar formas de realizar denúncias e maneiras de se defender dessa prática. No Brasil, pode-se contar com o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) e o Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP). Diante das conquistas tecnológicas, são sempre oferecidas novas contribuições para as comunicações, o que aumentam os desafios para os profissionais desenvolverem seus trabalhos publicitários com eficiência e eficácia, mas, acima de tudo, comprometidos com os princípios éticos, observando a legislação vigente e enaltecendo a relação com o público-alvo. (+)

Abstract

The subliminal advertising is a topic with much controversy, present in the media without the consumer can only see and choose whether to accept this practice. It is necessary, therefore, an awareness of the existence of subliminal advertising and the harmful effects of its use, which often disregard ethics, laws, professionals and consumers. In this sense, is what this article proposes: to gather and discuss ideas about subliminal advertising and its relation to ethics and the Brazilian legislation, which will allow a more critical and timely on this issue, for better performance and scientific background in professional life the advertiser. We applied a literature search, consultation with scientific materials such as books, magazines, periodicals, articles, websites, providing knowledge and reflect on the researched object, and after, to build this production. It is concluded that the deliberate use of subliminals is wrong, so it is important to disclose ways to make complaints and ways to defend this practice. In Brazil, you can count on the National Council of Self-Regulation (CONAR) and the Executive Board of Standards-Standard (CENP). Given the technological achievements are always offered new contributions to communications, which increase the challenges for practitioners to develop their advertising works efficiently and effectively, but, above all, committed to ethical principles, noting the legislation and praising the relationship with the audience. (+)

Artigos

Dados Catalográficos

Título [PT]:

Publicidade e propaganda subliminar: a legislação e a ética

Título [EN]:

Advertising and subliminal advertising: the law and ethics

Autor(es):

Patrícia de Abreu; Lígia Beatriz Carvalho de Almeida; Fábio José de Souza; Thalita Maria Mancoso Mantovani e Souza

Palavras-Chave [PT]:

Palavras-Chave [EN]:

Área de Interesse:

Comunicação

Informações Adicionais

Idioma:

Português

Data de Publicação:

01 Dezembro 2011

Instituição:

USC - Universidade Sagrado Coração

Visitas:

1066

Downloads:

9

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