FIB

Publicação semestral do Curso de Comunicação das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) ISSN 2179-8753
Você não está logado no momento. Efetue login ao lado (Clique aqui para criar uma nova conta)

Apresentação

Novas perspectivas da Comunicação

Volume IV da Revista Multiplicidade – Novas perspectivas da comunicação - visa promover a discussão entre diversas áreas da Comunicação, contemplando a Publicidade, Marketing, Design, Semiótica, Moda e Artes.

O primeiro artigo, A Responsabilidade Social como estratégia de comunicação publicitária: um estudo sobre a ação do Instituto Ressoar na Rede Record, de Paulo Henrique Ferreira Nascimento e Antonio Carlos Pantarotto, é baseado nas teorias e conceitos acerca das estratégias de planejamento de mídia, este artigo busca fazer um mapeamento das inserções do Instituto Ressoar na Rede Record e mensurar os resultados. Propõe-se também a incitar a compreensão do uso destas estratégias como uma ferramenta na solução de problemas de marketing tendo a responsabilidade social como ferramenta para o fortalecimento da marca Record.

Carolina Seiko Machado, Felipe Eugênio Troiano de Godoy, Maria de Fátima Belancieri com o artigo, A Revista Capricho e a construção da identidade na adolescência, discutem a contribuição da Revista Capricho, a partir de seu conteúdo, na produção de “identidades” adolescentes. Com base em textos estudados na disciplina de Psicologia, no curso de Jornalismo, acerca da constituição da identidade e da publicação impressa da Revista Capricho (edição 1175, de 19 de maio de 2013), realizamos uma análise na construção da identidade do público leitor.

No artigo, Mediação Editorial nas cartas de leitores: uma análise do texto instrucional de revistas semanais de informação, de Tamara de Souza Brandão Guaraldo, é discutido a seção de cartas de leitores das revistas semanais de informação pela análise do texto instrucional destinado a orientar os leitores que escrevem à revista. Ele Apresenta a revista como meio de informação e comunicação representativo da cultura letrada e próximo ao leitor, e discute o conceito de mediação editorial, demonstrado pela análise textual. O objetivo é estudar as características do texto instrucional destinado a orientar o leitor na seção de cartas de leitores das quatro principais revistas semanais de informação do país. 

Comunicação e Formação: a mulher na educação e seu papel na construção da identidade de Carmem Araújo Laranjeira e Inês Maria Ferreira Marçal tratam da mulher na educação e seu papel na construção da identidade. A instituição escolar tem sido uma das encarregadas da formação e é através dela que os professores comunicam e transmitem suas ideias, tornando esse processo de extrema importância, pois a mulher sempre teve um papel destacado na educação, contribuindo intensamente no processo de construção da identidade de seus alunos. 

O artigo, Design contemporâneo de estamparia: o papel do designer frente às novas tecnologias, de Mariana Laranjeira e Mônica Moura, apresenta a tecnologia digital, que é cada vez mais desenvolvida e explorada na contemporaneidade, vem promovendo, ao longo de sua evolução, um rompimento de paradigmas no que diz respeito ao campo do design e no caso deste artigo, especificamente, ao Design de Estamparia. Este último sofre uma transformação significativa em todo o seu projeto, desde o processo de criação, com o advento do CAD (Computer-Aided Design), até a técnica de impressão digital. Juntos, possibilitam o uso do computador e seus recursos como estrutura para o design do produto têxtil.

O Noir e a Moda: a influência cinematográfica dos anos 1930 nas imagens gráficas de moda é a proposta de Thiago Lopes de Oliveira, Mariana Menin e Marko Alexandre Lisboa dos Santos. O artigo aborda características presentes na figura das mulheres sedutoras do cinema noir, e propõe encontrar possíveis influências com o comportamento das modelos em campanhas publicitárias de moda na contemporaneidade. O filme Crepúsculo dos Deuses é tomado como exemplo para nortear os rumos deste estudo, considerando os aspectos cinematográficos desde o nascimento do noir, e a crise econômica que transforma e caracteriza uma nova mulher.

Por fim, o artigo de Macelo da Silva e Jéssica de Cássia Rossi, intitulado Os estudos da comunicação e a perspectiva estratégica das Relações Públicas no cenário paulista hodierno: uma revisão literária, pretende levar a efeito uma revisão literária da área de Relações Públicas de 2008 a 2012, a fim de identificar as reflexões científicas que sustentam o surgimento de um "novo" paradigma no cenário paulista.

 

Última Edição

Volume VIII - Ano VII - 2017 de Novembro 2017

Volume VIII - Ano VII - 2017

Novembro 2017

Texto legal, descrição dos termos gerais que regem o site. FIB 2010. Todos os direitos reservados.