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Publicação semestral do Curso de Comunicação das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) ISSN 2179-8753
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Apresentação

Novas perspectivas da Comunicação

O Volume III da Revista Multiplicidade – Novas perspectivcas da comunicação - visa promover a discussão entre diversas áreas da Comunicação, contemplando a Publicidade, Marketing, Design, Semiótica, Moda e Artes.

O primeiro artigo, A mulher imigrante brasileira em Portugal: construção de sentidos pelo Jornal Expresso, de Jéssica de Cássia Rossi e Marcelo da Silva, apresentam como a produção de notícias é um ato de linguagem que transmite significados por meio de seus enunciados acerca de diversos temas. Segundo os autores, uma das formas que pode ser utilizada para a identificação dos sentidos que as notícias produzem é por meio da Análise do Discurso (AD), na linha de estudos franceses. Tendo isso em vista, o objetivo do presente trabalho é verificar como os enunciados do jornal Expresso sobre a mulher brasileira influenciam na percepção que os portugueses têm dela.

Danielle Xavier do Nascimento e Rodrigo Carvalho da Silva em, A Onda Verde nas eleições 2010: a comunicação mercadológica na Campanha do Partido Verde, relatam a campanha eleitoral do PV, delimitando-se em evidenciar como se deu a comunicação mercadológica do movimento “Onda Verde”. As análises apresentam como o Partido utilizou o discurso verde para se promover mercadologicamente, ressaltando os efeitos do marketing político na construção da imagem do partido e de seus candidatos como “ecologicamente corretos”. O trabalho foi elaborado em caráter qualitativo, a partir do confronto das ideias extraídas do material analisado e os preceitos teóricos sobre a comunicação mercadológica no âmbito da política.

O autor de Teoria do agendamento: o discurso ecológico-político na cobertura de Veja durante as eleições de 2010, Rodrigo Carvalho da Silva, descreve e interpreta o processo discursivo de construção da identidade do Partido Verde e de sua candidata, Marina Silva, durante a campanha presidencial de 2010. A pesquisa tem seu foco na comunicação social, mas possui um caráter multidisciplinar por meio de empréstimos teóricos e metodológicos em outras disciplinas, sobretudo a linguística. O trabalho é realizado com base nas Teorias do Jornalismo e da Notícia que tratam do processo de produção de notícias em teóricos como Sousa e Traquina.

O artigo, Comunicador social: novo perfil diante das mídias e tecnologia, de Elaine Cintra Rodrigues Montresol; Thalita Mancoso Mantovani e Souza; Ana Paula Saab de Brito; Fábio José de Souza apresenta que as exigências do mundo globalizado revelam um período de profundas transformações em inúmeras áreas do conhecimento, sendo a maioria delas provocada ou proporcionada pelos avanços tecnológicos. No Campo da Comunicação, essas transformações impactaram diretamente o modus operandi da produção jornalística e publicitária, dando origem a um novo profissional que deixou de ser apenas Jornalista, Publicitário ou Relações Públicas para tornar-se Comunicador Social multimídia. Este novo profissional deve ser capaz de compreender e interagir neste cenário em construção de forma singular, deixando de lado os estereótipos que ao longo dos anos separaram as áreas da Comunicação Social.

Márcia Denise Maurício Corrêa (Madê Corrêa) em A importância da Direção de Atores para o produto audiovisual em Cinema, TV, Publicidade e Propaganda visa demonstrar a relevância dos profissionais de Audiovisual em ter maior conhecimento teórico e prático sobre a direção de ator, ou comumente chamado de Diretor de Cena, para que possam contribuir em outras áreas da comunicação. Segundo diversos estudiosos, será mostrado que a base desse conhecimento vem do Teatro, a primeira linguagem na atuação cênica, sendo que, a partir desse conhecimento, a experiência passa a ser vital e de suma importância a esses profissionais. 

 

Última Edição

Volume VII - Ano VI - 2016 de Novembro 2016

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Novembro 2016

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